top of page

A estimulação precoce

  • Foto do escritor: Coordenação CES
    Coordenação CES
  • 30 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Por estimulação precoce entende-se uma série de atividades efetuadas, direta ou indiretamente, com a criança desde a idade mais precoce possível. Com o objetivo de proporcionar-lhe a maior quantidade de oportunidade de interação afetiva e adequada com o meio ambiente, estimula seu desenvolvimento em geral ou em áreas específicas, tais como o desenvolvimento sensório motor, da linguagem etc. O caráter de precoce implica um propósito eminentemente preventivo, em contraposição à estimulação não precoce de caráter mais remedial ou reabilitação em crianças que já apresentam problemas de desenvolvimento. A família tem um papel fundamental na formação da criança. Os pais devem estar disponíveis e com tempo para transformar os momentos de estimulação em ocasiões ricas e agradáveis para todos. Não esquecendo que durante a convivência diária, além de estimular a criança, pode-se também observá-la e entender seus limites e dificuldades. O ritmo e a velocidade delas devem ser respeitados, o que nos leva sempre a pensar mais na fase do seu desenvolvimento do que na idade cronológica.

O desenvolvimento de uma criança se dá através de descobertas de si mesma e do mundo que a rodeia. O interesse que ela manifesta pelo movimento dos objetos, faz destes brinquedos um bom suporte para estimulá-la a passar de uma posição para outra. Os jogos e as brincadeiras, além de serem úteis para a aquisição da motricidade, têm grande importância para que a criança se desenvolva do ponto de vista mental e afetivo.

A criança portadora de algum atraso em seu desenvolvimento necessita enfrentar obstáculos para minimizar a sua deficiência, torna-se necessário que a mesma percorra trajetórias semelhantes às percorridas por outras crianças, pois ela também deve experimentar o mundo, construir-se como pessoa e estabelecer relações satisfatórias com os outros. Através de atividades com jogos e brincadeiras, a criança se envolve com o desejo de descobrir o mundo que a rodeia e de se auto-descobrir; essa motivação desperta a vontade de se movimentar, tornando esses movimentos mais espontâneos, mais prazerosos e as conquistas mais evidentes.

Comments


©2020 por Centro de Estimulação Sensorial para Crianças com Deficiência Visual e Auditiva - CES. 

Site desenvolvido por Iago Ferraz

iagoferraznunes@gmail.com

bottom of page