top of page

Atividades de AEE

  • Foto do escritor: Coordenação CES
    Coordenação CES
  • 10 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

FOLHAS DA ÁRVORE


OBJETIVOS: Estimular a percepção tátil;

Desenvolver a noção de numeral (símbolo e número) à quantidade;

Trabalhar operação matemática – subtração;


MATERIAIS: Papel branco, papel colorido para as folhas da árvore, lápis, borracha, cola, barbante ou outro material para delimitar a árvore (para crianças cegas),


PROCEDIMENTO: Com ajuda dos pais ou responsáveis, as crianças são convidadas a realizar a atividade que consiste em representar a quantidade de folhas nas extremidades dos galhos da árvore, especificada no cartão numerado. O número no cartão está representado em tinta e em Braille, sendo que a árvore também foi delimitada com barbante (ou um outro material acessível), para o caso de crianças cegas. Utilizou-se bolinhas de EVA para marcar os pontos simulando a cela Braille;

Uma outra abordagem da atividade seria trabalhar a subtração: colocando todas as folhas na árvore e questionando à criança quantas restam se retirarmos 2, 3, etc.










Boneco de Balão


Objetivos: Desenvolver a atenção, concentração, organização espacial, noção de direita e esquerda, percepção tátil e criatividade.

Materiais: Tesoura, cola, pincel permanente, balões, farinha de trigo ou amido de milho, funil ou garrafa pet e lã.

Passo a passo para confecção do boneco:

Descrição da Atividade:

  • Colocar o boneco próximo a criança, estimulando-a a agarrá-lo. Deslocar o boneco na frente da criança: da direita para a esquerda e vice-versa, para cima e para baixo, aproximando e distanciando-o. Sempre chamando a atenção da criança.

  • Auxiliar a criança a tocar no boneco e identificar pelo nome os elementos táteis da carinha: olhos, nariz, boca e cabelos. Brincar com a criança, pedindo que ache e identifique essas mesmas partes em seu próprio corpo.

  • Discriminar cabelos curtos ou longos no boneco, em si mesma ou em outra pessoa, estabelecendo comparações.

  • Estimular a criança a apertar o boneco para fortalecer mãos e dedos.

  • Propor nomes para o boneco e inventar histórias com ele.

Sugestões: Fazer vários bonecos, como no exemplo abaixo. Com os quais pode-se trabalhar a noção de quantidade, expressões faciais e identificação de cores.


Comments


©2020 por Centro de Estimulação Sensorial para Crianças com Deficiência Visual e Auditiva - CES. 

Site desenvolvido por Iago Ferraz

iagoferraznunes@gmail.com

bottom of page