Como funciona a Estimulação Precoce de crianças surdas?
- Coordenação CES
- 23 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de abr. de 2020
Os atendimentos realizados no CES com o ensino de Libras, funcionam segundo a metodologia de estimulação sensorial e cognitiva ao colocar as crianças em contato com a língua brasileira de sinais.
A melhor fase para aquisição de linguagem é dos 0 aos 6 anos de idade, considerado o período crítico, vez que toa a fisionlogia e desenvolvimento cognitivo humano está mais propenso nessa fase da vida, por isso é comum falarmos que as crianças são como "esponjinhas", que absorvem tudo que lhes é colocado para aprender.
Alguns pais e familiares têm a seguinte preocupação: meu filho é surdo ou tem deficiência auditiva, mas gostaria que ele aprendesse português (oralizado ou escrito), mas se eu colocar ele em contato com a Libras, isso não vai causar confusão? A resposta é simples e direta: NÃO ! Muito pelo contrário.
Quando a criança é colocada em contato com línguas de forma simultânea, ela irá adquiri-las de modo natural, desde que receba os estimulos de modo correto. Como já dito, até os seis anos, todos os fatores cognitivos são favoráreis, independente da crianca ser ouvinte ou surda. Ambas tem a potencialidade de adquirir linguagem de modo IGUAL, desde que sejam estimuladas e colocadas em contato com a língua.
O português, por ser de modalidade oral-auditiva, é de mais difícil aquisição por parte de crianças surdas, vez que estas não tem input (como não escutam, não conseguem entender o que é dito ou escutado), tendo como consequência a não reprodução, por isso é mais trabalhoso o processo de oralização para surdos.
Vocês já devem ter brincado de mímica né? Quando não podemos falar, naturalmente procuramos outros meios de nos comunicar, sendo fazendo gestos, desenhando, apontanto...com o surdo não é diferente. Ele percebe o mundo com os olhos e interage com ele através das mãos. Fazer gestos, mímicas ou apontamos é algo natural e instintivo para crianças surdas, por isso o desenvolvimento e recepção à língua de sinais é tão positivo e mais rápido assimilado (se comparado com línguas de modalidades orais).
Todos compreendemos o mundo e passamos a interferir nele, depois que adquirimos uma linguagem, pois é como nosso cérebro decodifica todas as informações que são recebidas, por isso é tão importante a criança surda aprender uma língua até os 6 anos de idade, e que preferencialmente, seja a língua de sinais, pois para elas, o aprendizado é natural e fácil.
Quando não aprendemos uma língua, não conseguimos compreender o mundo, assim como não conseguimos interagir ou aprender coisas. Fazendo uma comparação grosseira, é como se fossemos um carro, mas sem motor.
No CES, colocamos as crianças em contato não somente com a Libras, mas também com o português, e avaliamos o desenvolvimento das crianças nos dois idiomas para direcionar o aprendizado na que ela tiver mais afinidade e também conforme o desejo dos familiares.
Assitam a seguir um vídeo sobre esse tema:
Comments