Educação Física em tempos de Pandemia
- Coordenação CES
- 29 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Em tempos de isolamento social, por conta do avanço da pandemia de Corona vírus em nosso estado, as famílias piauienses que contam com crianças em casa estão precisando se reinventar para manter as crianças em atividade.
Fazer exercícios em casa pode ser um desafio, ainda mais em quarentena, por causa do combate ao vírus, mas vale lembrar que a atividade física libera hormônios que ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse. Especialistas da área afirmam que ’’ Adulto que não se exercita é ansioso e dorme mal e a criança fica irritada, muito agitada e com dificuldade para se concentrar’’. O melhor a fazer, então, é dedicar um tempo, todos os dias, para os exercícios. Os profissionais de Educação Física com o objetivo de colaborar com o processo de atender nossas crianças do Centro de estimulação sensorial (CES) visa propor atividades semanais e simples para serem trabalhadas em família para que assim possamos de alguma forma está contribuindo e promovendo um acompanhamento mesmo que distante.

Vale lembrar que nada deve ser imposto, principalmente com as crianças pequenas, brincadeiras de saltar, por exemplo, já ajudam pais e filhos a fazer alguma atividade, mas os pais devem dar o exemplo, não adianta pedir para a criança realizar a atividade e ficar sentado no sofá. Quando os pais dão exemplo, as crianças imitam e se divertem fazendo exercícios juntos pois o agachamento é um exercício completo que pode ser feito em família sem riscos.
Resgatar brincadeiras antigas une a atividade física com a cognitiva. Vale investir em amarelinha, pular corda ou elástico, morto vivo (quando a criança agacha e levanta), ou esconde-esconde com as crianças menores.
É possível transformar o isolamento em diversão e aqui estão algumas dicas para pais ou responsáveis interagirem com seus filhos brincando; e mesmo que as atividades estejam por indicação de faixa etárias nada impede de realizarem todas as atividades sugeridas com adaptações de acordo com as necessidades e limites de cada criança.
O confinamento pode ser uma ótima oportunidade para ampliar os laços familiares. Quem sabe não seja este o momento de os pais aproveitarem essa proximidade e trabalhar esse convívio com seus filhos, criando mais laços afetivos?
Estamos mais perto do que vocês imaginam! Qualquer dúvida entre em contato conosco e um grande abraço em todos.
Thais Fontenelle e José Rodrigues
(Professores de Educação Física)
Comentários