top of page

Mais atividades de fonoaudiologia

  • Foto do escritor: Coordenação CES
    Coordenação CES
  • 30 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

ATIVIDADE 1

Para esta atividade pode ser feita individualmente, mas a preferência é que seja em dupla ou com mais participantes, propomos que seja utilizada tampa de um deposito que tenha algum desenho em alto relevo, podem ser utilizados legos (aquelas pecinhas de montar) ou usar massinha de modelar como na imagem que apresentamos, a criança deverá soprar uma bolinha ou uma peça que seja circular para percorrer todo o caminho feito, vence aquele que chegar ao final primeiro

A presente atividade tem por objetivo trabalharmos de maneira lúdica com a criança alguns objetivos:


  1. A respiração, o padrão respiratório adequado possibilita o crescimento e desenvolvimento facial de maneira adequada, por meio da ação correta da musculatura. Nos casos do padrão inadequado, influência negativamente o crescimento e o desenvolvimento do esqueleto craniofacial, principalmente nos aspectos de forma do maxilar, da mandíbula e da altura facial. A fonoterapia visa pode provocar mudanças nos padrões funcionais, e assim prevenir desvios no desenvolvimento craniofacial, pois promove nova postura de estruturas em repouso e durante a realização das funções do sistema estomatognático.

  2. Melhoria da tonicidade dos órgãos fonoarticulatórios, a habilitação ou reabilitação das funções orofaciais como a sucção, mastigação, deglutição, respiração e articulação da fala.

  3. A atenção e concentração, que são habilidades fundamentais no processo de conhecimento, mantendo a atenção focada em um ponto de interesse, durante o tempo que for necessário.



ATIVIDADE 2

Esta atividade a pesar de parecer bem simples, é muito rica em estímulos, nela vamos trabalhar os conceitos: dentro, fora, ao lado, aberto, fechado, em cima, em baixo, organização, adivinhação, você pode também utilizar vários objetos diferentes, que a criança conheça, para que ela retire da caixa um objeto por vez e peça que faça a nomeação do objeto que tem em mãos, caso a criança não consiga nomear de imediato, dê pistas a criança para facilitar na execução da atividade.



Comments


©2020 por Centro de Estimulação Sensorial para Crianças com Deficiência Visual e Auditiva - CES. 

Site desenvolvido por Iago Ferraz

iagoferraznunes@gmail.com

bottom of page