Atividade de AEE - Coordenação Motora
- Coordenação CES
- 22 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Quais são as tarefas que auxiliam a coordenação motora fina?

– Massinha: um objeto que praticamente todos nós já brincamos um dia, a massinha é ideal para as crianças, pois elas podem manuseá-la, apertar, fazer bolinhas; promover movimentos de sobe e desce com os dedinhos; utilizar força na mãozinha que o pequeno tiver mais domínio.
Lembre-se: é importante que as crianças fiquem sob a supervisão de um adulto, pois o risco de levar o material à boca é considerável.

– Papel: uma tarefa simples e que proporciona muitos benefícios é o ato de amassar papel e fazer bolas; ou, então, encher uma meia. Nessa prática, as crianças movimentam as mãos e exercitam a coordenação motora fina. Ao longo de seu desenvolvimento, a habilidade vai se aperfeiçoando, o que torna o pequeno mais seguro no manuseio de objetos e no próprio controle das mãos. Além disso, vale salientar que rasgar papel faz com que o pequeno trabalhe movimentos simultâneos e alternados.

– Fios e barbantes: essa tarefa é muito interessante, pois ela induz a criança pegar algum objeto e dar um uso a ele. A dica é a seguinte: separe macarrão (cru) para que os pequenos brinquem de fazer colar, pulseirinhas e outros itens que estimularão também a criatividade na hora de botar a imaginação para funcionar. As crianças adoram.

– Pintura: os pequenos podem fazer seus desenhos à base de tinta com a mão, com pinceis, com esponjas. Enfim, há uma série de possibilidades que podem otimizar a coordenação motora de seus filhos.
- Aprendendo a cortar em diversas direções Faça riscos em tiras de papel colorido e deixe a criança praticar com a tesourinha sem ponta.

JOGO DE SOMAR
Objetivos:

Aprender a somar;
Relacionar quantidade e símbolo;
Aplicar a soma a um contexto real;
As peças de lego (bloco de montar) podem ser uma ótima alternativa para construir uma operação de adição para ajudá-los a somar de forma mais concreta como na imagem abaixo.
Outra sugestão seria:
Encher um par de luvas de plástico com farinha de trigo (ou outro material);
Recortar e numerar 5 círculos de papelão (isso descarta o uso de um dado como consta na imagem abaixo);
Deixe os círculos com a face escrita para baixo;
A criança escolhe um deles e representa levantando o número correspondente de dedos de uma das luvas;
Depois deve fazer o mesmo com a outra luva;
Para finalizar, é só contar quantos dedos foram levantados. Essa será a soma dos números;
Brincadeiras fáceis de fazer
Jogo de argolas: Estimula a percepção visomotora, a identificação de cores para as crianças com baixa visão e a relação número / quantidade. Confecção: Colocar uma porção de areia no fundo de 10 garrafas descartáveis. Cortar tiras de papel crepom colorido e colocar uma cor em cada garrafa. Recortar números de 1 a 10 em papel preto ou fita adesiva preta e fixar cada número em uma garrafa. As argolas podem ser confeccionadas com tampas de plástico ou anéis de fitas adesivas que encaixem nas garrafas.

Jogo de boliche: Estimula a percepção visuomotora, a identificação de cores e a relação número x quantidade. Confecção: Colocar uma porção de areia no fundo de 10 garrafas descartáveis. Cortar tiras de papel crepom colorido e colocar em cada garrafa uma cor. Recortar números de 1 a 10 em papel preto ou fita adesiva preta e fixar cada número em uma garrafa. As bolas podem ser confeccionadas com meias velhas. E podem ter guizos em seu interior.

Parabéns pela escolha das atividade que visam a estimulação da coordenação motora fina e grossa. As crianças gostam e tem uma ótima concentração em atividades do tipo,pintura,manuseio com massinha e recorte de papel onde preenche sua atenção voltada para as brincadeiras .