Proposta de Atividades Motoras
- Coordenação CES
- 1 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

A cegueira congênita ocorre no momento do nascimento ou período imediato a ele. Em condições normais, os órgãos da visão contribuem com 85% dos estímulos encaminhados para a realização da aprendizagem e desenvolvimento da locomoção e mobilidade. Portanto, perder a visão precocemente ou nascer sem ela, implica em comprometimento atividades básicas como:
segurança
integridade
recreação
autoimagem
orientação
liberdade
percepção e aprendizagem.
A cegueira não é apenas a perda de um sentido isolado, é a perda do sentido que gera a integração de todos os outros. Quando ocorre, afeta a criança no seu desenvolvimento neuropsicomotor. Apesar disto, a criança tem uma capacidade progressiva de ir se adaptando a sua deficiência.
A Fisioterapia e outros profissionais contribuem no desenvolvimento motor adequado através de estímulos dos outros sentidos, especialmente auditivo, proprioceptivo, tátil e cenestésico.
O equilíbrio postural é a base para todos os movimentos sendo influenciado pelos sistemas: sensorial, vestibular e proprioceptivo. Portanto, a privação de alguns desses sistemas, como no caso de deficiência visual, poderá trazer consequências importantes para o desenvolvimento motor.
Veja o vídeo:
Para trabalhar o Equilíbrio, Coordenação, Propriocepção e Marcha
As atividades propostas devem ser executadas sempre com a presença dos pais. Observando cada movimento, ajudando, incentivando, ajudando a ganhar e melhorar suas habilidades.

Brincar de amarelinho

Brincar no Balanço

Caminhar em cima de Linha/ Corda/ Fita no Chão

CAMINHAR SOBRE SOLOS INSTÁVEIS
(colchonete, cobertor, caixa de ovos)

Descer e Subir escadas

Comments