top of page

Reabilitação Visual para crianças com ESTRABISMO

  • Foto do escritor: Coordenação CES
    Coordenação CES
  • 11 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Exercícios oculares para crianças precisam ter diversão. O brincar é muito importante para dar sentido ao cuidado e é um exercício para os olhos. As brincadeiras e brinquedos mais simples são aqueles que mais fazem bem para elas.

O Estrabismo é um distúrbio em que os olhos não olham exatamente na mesma direção e ao mesmo tempo. As causas podem incluir lesão do nervo ou disfunção do músculo que controlam o olho.

Desvio convergente: desvio do olho para dentro;

Desvio divergente: desvio do olho para fora;

Desvio vertical: um olho fica mais alto ou mais baixo.


Todas as brincadeiras e dicas são interessantes para elas. Entretanto, dê prioridade a massagem e relaxamento, pois o esforçar para ver é grande e muito estressante para a criança.

A visita ao oftalmologista ou optometrista é extremamente importante. Por meio de consulta, saberemos qual o olho da criança é mais forte, qual desvia, e para qual direção ele desvia. A partir dessa informação, podemos trabalhar com oclusão do olho mais forte e estimulação do olho fraco.

Quando a criança ainda é um bebê, a oclusão pode ser feita a mão. Tampe delicadamente o olho mais forte dele e estimule o olho mais fraco mostrando-lhe brinquedos coloridos e brilhantes, que chamem a atenção do olhar.


USO DO TAMPÃO:

Outra forma famosa de ocluir o olho mais forte é utilizando o tampão. Muitos pais relatam a dificuldade da criança acostumar com o uso do mesmo. Uma forma pratica para facilitar essa adaptação é incorporar o tampão com um objeto comum na vida da família. Coloque o mesmo nos bichinhos de pelúcia em casa.

  • Faça desenhos da família com todos utilizando os tampões, assim como o adicione nas fotos dos porta- retratos;

  • Utilize máscaras de super-heróis ou óculos coloridos que exerçam a mesma função;

  • Colocar tampão nos brinquedos facilita a adaptação;

  • Brincar de pirata usando tampão;

  • Cole um cartão preto cobrindo o olho mais forte, e brinque com máscaras coloridas e de super-heróis;

  • Estimule o alongamento do olho mais fraco na direção oposta que ele desvia, ou seja, se o olho da criança desvia para dentro, mostre objetos para que ele olhe para fora, e vice e versa;

  • Jogue bola na direção em que você pretende que ele olhe.


Brincadeiras ao ar livre são indicadas com ou sem tampão


Brincar com bexigas e movimento também


Ao mesmo tempo que pular corda, acrescente jogar a bola


Utilizar brinquedos como bolas, corda, cama elástica, bambolês.


Brinquedos que estimulem miras e foco como: acertar argolas, boca do palhaço, boliche e tiro ao alvo estimulam o foco e noção de distância.


Brincar com vai e vem estimula a movimentação ocular e mudança de foco.


A partir dos 04 anos, você pode mostrar números ou letras para que a criança identifique, forme palavras ou faça contas, sempre olhando na direção oposta à que o olho desvia. Brincadeiras com movimentos e bolas são muito indicadas, com ou sem tampão.

A fisioterapia ocular visa prevenir, tratar e reabilitar os distúrbios da visão sensorial e motora nos músculos extraoculares, a fim de corrigir distúrbios no olho e a recuperação da funcionalidade visual e o posicionamento dos eixos oculares que provocam desconforto nas atividades diárias.

IMPORTANTE: Os exercícios visuais NÃO substituem o tratamento do médico oftalmologista convencional.

Comments


©2020 por Centro de Estimulação Sensorial para Crianças com Deficiência Visual e Auditiva - CES. 

Site desenvolvido por Iago Ferraz

iagoferraznunes@gmail.com

bottom of page